Perguntas
Frequentes

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra que permite parcelar o pagamento do bem sem a necessidade de entrada ou juros. Ou seja, é uma compra cooperativada, em que um grupo de pessoas soma forças para criar um fundo comum destinado à aquisição de determinado bem.

Na prática, funciona assim: os participantes contribuem com uma parcela mensal, que é utilizada para formar o fundo que será revertido numa carta de crédito no valor contratado. Mensalmente, consorciados são contemplados por meio de sorteio ou lance. Até o fim do prazo do consórcio, todos os integrantes são contemplados, encerrando o grupo.

Como funciona o consórcio?

O consórcio serve como uma alternativa para a compra de bens ou serviços de forma parcelada, sem juros e sem a necessidade de entrada. Com o consórcio, podem ser adquiridos bens móveis ou imóveis e até serviços. Para realizar um consórcio, são reunidas pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço. Mensalmente, elas pagam uma parcela que será destinada a um fundo comum. Também mensamente, integrantes do grupo são contemplados, seja por sorteio ou lance, recebendo uma carta de crédito no valor contratado.

Essa carta pode ser utilizada para a aquisição de um bem, como um carro, uma casa ou um serviço. Até o fim do consórcio, que é o mês de pagamento da última parcela, todos os integrantes terão sido contemplados com o crédito contratado.

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é o valor que fica disponível ao consorciado contemplado, seja por meio de lance ou sorteio, para a compra do bem ou serviço desejado.

Com a sua carta de crédito disponível, o participante pode negociar a compra do bem ou serviço desejado diretamente com a loja ou vendedor. Após definir qual bem deseja adquirir, poderá ser solicitada à administradora, a emissão de autorização de faturamento do bem, caso o consorciado assim deseje.

O valor do crédito e das parcelas muda?

Sim, o valor da carta de crédito e do saldo devedor, é reajustado anualmente, com base no índice acordado em contrato, a fim de garantia que todos os participantes tenham o mesmo poder de compra, independente do mês em que for contemplado.

Quando a carta já estiver contemplada, até que o consorciado a utilize, o valor ficará aplicado e terá correção monetária.

Quais as diferenças entre consórcio e financiamento?

Consórcio e financiamento são duas modalidades utilizadas para aquisição de bens. Entre as principais diferenças está a forma de pagamento, as taxas e a contemplação.

Forma de pagamento: no consórcio, o participante paga parcelas mensais a fim de formar um fundo comum, que será utilizado para a aquisição de um bem, sem incidência de juros, nem necessidade de entrada. Somente após a contemplação, o bem pode ser adquirido. No financiamento, o valor de entrada é requisitado e o restante deve ser pago com parcelas mensais corrigidas pela taxa de juros.

Taxas: no consórcio, existe a cobrança de uma taxa de administração para a gestão do grupo e a organização dos sorteios, lances e contemplação, porém, não há cobrança de juros. No financiamento, existem as taxas de juros, além de outras tarifas que podem variar conforme a financeira.

Contemplação: no consórcio, a contemplação ocorre mediante sorteios ou lances. Já no financiamento, não existe contemplação. O crédito é liberado tão logo ocorra a aprovação junto à financeira.

O que eu posso comprar com um consórcio?

O consórcio garante uma carta de crédito para o participante. Com essa carta de crédito, é possível adquirir bens móveis e imóveis, assim como serviços. Logo, o consórcio permite comprar carros, motos, caminhões, embarcações, equipamentos agrícolas ou mesmo renovar uma frota de veículos. Também podem ser adquiridos imóveis, como casas residenciais, rurais e comerciais ou imóveis na planta. O valor da carta de crédito também pode ser utilizado para construir, reformar ou quitar um imóvel financiado.

Em muitos casos, o consórcio pode ser utilizado para a compra de um serviço, como viagem, procedimento estético, entre outros.

Fazer um consórcio é seguro?

Sim, fazer um consórcio é totalmente seguro, aliás, essa é considerada uma das modalidades de compra mais seguras do mercado. Para garantir tranquilidade na negociação, deve-se procurar uma empresa idônea e respeitada. Além disso, o consórcio segue a Lei 11.795 de 2008 e é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, refletindo em máxima segurança e transparência durante seus sorteios e contemplações.

Como funciona o consórcio?

O consórcio funciona por meio da criação de um grupo de pessoas que deseja adquirir um bem ou serviço. Mensalmente, os integrantes pagam uma parcela mensal, que será destinada à formação de um fundo comum, gerenciado pela administradora de consórcios.

Mensalmente, a administradora realiza sorteios de participantes, que serão contemplados com uma carta de crédito no valor contratado. Esse valor deve ser destinado à aquisição de um bem móvel ou imóvel. O consórcio também permite lances mensais, nos quais os participantes podem dar lances, que nada mais são do que ofertas que antecipam suas parcelas, aumentando as chances de receber a carta de crédito.

Ao ser contemplado, o participante recebe a carta de crédito e pode, então, utilizá-la para adquirir o bem. Caso o valor do bem ultrapasse o valor da carta de crédito, o restante deve ser contemplado diretamente com o fornecedor. Até o pagamento da última parcela, todos os participantes terão sido contemplados.

O que é lance?

Lance é a oferta que um integrante do grupo do consórcio faz para antecipar a contemplação da sua cota. Ou seja, o lance permite adiantar o acesso à carta de crédito antes de ter pago todas as parcelas previstas no contrato.

Quais são os tipos de lance possíveis?

Você terá opções de lance fixo (conforme regras do grupo no qual você fará parte) e o lance livre (não tem valor pré-definido, por isso, o participante pode oferecer qualquer valor. Assim, cada pessoa decide quantas parcelas deseja adiantar ou qual a porcentagem da carta de crédito que deseja antecipar).

Na Serello Consórcios, você terá mais opções de lance fixo, conforme o número de parcelas paga em dia. Assim, não atrasar as parcelas, vai possibilitar não atrasar a realização dos seus sonhos:

Lance Ello sem carência

Lance Ello Bronze pagamento de 6 parcelas consecutivas em dia (pagas até o vencimento de cada parcela)

Lance Ello Prata pagamento de 12 parcelas consecutivas em dia (pagas até o vencimento de cada parcela)

Lance Ello Ouro pagamento de 24 parcelas consecutivas em dia (pagas até o vencimento de cada parcela)

Para confirmar a sua contemplação por lance, você precisará “pagar” o lance, porém não precisará desembolsar todo o valor, terá opção de utilizar as seguintes formas para quitar parte do lance:

Lance embutido: o lance embutido é uma boa opção para participantes que querem acelerar a sua contemplação, mas não tem recursos suficientes para oferecer ou não querem se descapitalizar, podendo chegar em até 40% (conforme regras do grupo no qual você fará parte). Nesse caso, a pessoa oferece parte do valor da sua carta de crédito como lance no seu consórcio. Esse valor será descontado da carta de crédito assim que ocorrer a contemplação.

Lance Retido: nesta modalidade o consorciado poderá ofertar o próprio veículo usado como lance.

Lance com recursos do FGTS: é uma modalidade de lance retido, onde até 100% do FGTS do participante pode ser utilizado como lance do consórcio. O valor é descontado da carta de crédito, pois será pago diretamente pela CAIXA para o vendedor do imóvel ou para o consorciado (nos casos de construção). No entanto, esse recurso é válido somente para consórcio de imóveis urbanos residenciais, unifamiliares, e o consorciado precisa estar ciente que precisará se enquadrar nas regras para utilização do FGTS, conforme manual da Caixa, disponível em Downloads (fgts.gov.br)

O que é fundo comum?

O fundo comum corresponde ao montante das parcelas pagas mensalmente pelos consorciados, excluindo a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro. Refere-se ao capital formado pelo grupo, que será então revertido em cartas de crédito para todos os participantes.

Como funciona o sorteio no consórcio?

Mensalmente, um ou mais integrantes do grupo de consórcio são contemplados pelo sorteio da Loteria Federal. Ao ser sorteado, o participante recebe a carta de crédito correspondente ao valor contratado.

O que é assembleia de consórcio?

A assembleia é a reunião realizada para a contemplação dos participantes, seja por meio de sorteio ou a partir da análise dos lances. Ela é realizada mensalmente e também é utilizada como prestação de contas do grupo de consorciados.

O que fazer depois de ser sorteado?

Ao ser contemplado, o participante deve entrar em contato com a Serello Consórcios e, então, iniciar o processo de compra do bem móvel ou imóvel desejado. Para isso, será requisitada toda a documentação necessária. No caso de contemplação por lance, será necessário efetuar o pagamento do lance para ter acesso à carta de crédito.

Quanto tempo demora a contemplação?

O tempo até a contemplação de um consórcio pode variar de acordo com o número de parcelas, a quantidade de cotas e os lances oferecidos. Ou seja, a contemplação pode ocorrer a partir do primeiro mês do consórcio, seja por sorteio ou por lance.

Embora não seja possível prever em quanto tempo o participante será contemplado, é possível dizer que até o prazo máximo estipulado em contrato, que se refere à quantidade de parcelas definidas, ocorrerá a contemplação.

No consórcio há cobrança de juros?

Não, os juros somente são cobrados em caso de atraso das parcelas.

O que é a taxa de administração?

A taxa de administração é a remuneração da Serello Consórcios e faz referência ao trabalho destinado para a administração do grupo de consórcio. A empresa é responsável pela manutenção e gerenciamento do grupo, bem como dos sorteios e contemplações.

Quais são as taxas e custos envolvidos em um consórcio?

O consórcio envolve algumas taxas e custos além da taxa de administração, que é cobrada pela empresa responsável por administrar o consórcio. Outro custo é o fundo de reserva, que serve para garantir a saúde financeira do grupo, cobrindo eventuais despesas.

Ao fim do consórcio, caso o valor do fundo de reserva não tenha sido utilizado, o saldo será devolvido proporcionalmente aos participantes. Em alguns casos, pode ser cobrada a taxa de adesão no momento da contratação do consórcio. Algumas administradoras também cobram uma taxa mensal referente ao seguro do consórcio.

Para saber exatamente o que será cobrado no consórcio, leia atentamente o regulamento e o contrato oferecidos pela administradora.

Como sei qual será o valor da parcela mensal?

Na contratação do consórcio, o número de parcelas vai depender do valor total da cota e do valor que o participante está disposto a pagar mensalmente. Por isso, o valor da parcela mensal pode ser avaliado antes de contratar o consórcio.

Porém, para que o participante não perca poder de compra e o valor do bem esteja constantemente atualizado, as parcelas do consórcio são reajustadas de acordo com a modalidade contratada. Esse reajuste pode ocorrer anualmente, no mês de aniversário do grupo ou respeitando outras regras a serem definidas com a empresa.

É possível cancelar meu consórcio?

Sim, você pode solicitar o cancelamento do consórcio a qualquer momento, desde que a sua cota ainda não esteja contemplada. Para cancelar seu consórcio, entre em contato com a administradora.

Como ocorre a devolução do valor do consórcio?

Para a restituição do valor do consórcio, que ocorre ao término do grupo e/ou em caso de contemplação dos consorciados excluídos, você deve entrar em contato com a empresa administradora. Os valores são restituídos na conta cadastrada no momento da contratação.

Qual é a vantagem de fazer um consórcio?

Existem muitas vantagens ao fazer um consórcio. Entre elas está a possibilidade de adquirir um bem, mesmo sem valor para entrada, além de não precisar arcar com juros, como no caso de um financiamento. Ao ser contemplado, o consórcio lhe garante uma carta de crédito, que representa a quantia integral do prêmio. Com esse valor, o comprador tem maior poder de negociação, permitindo, inclusive, o pagamento à vista do bem desejado.

Posso comprar um bem de maior valor do que a carta de consórcio que contratei?

Sim. Caso o bem desejado tenha valor superior ao da carta de consórcio, você deve arcar com o restante do valor. O pagamento pode ser negociado e realizado diretamente com a fornecedora, como em uma concessionária de veículos.

O que acontece se eu não conseguir pagar uma parcela do consórcio?

Caso o participante atrase algumas parcelas do seu consórcio, algumas medidas podem ser tomadas pela administradora. Se possível, procure a administradora para explicar a situação e negociar o pagamento das parcelas em atraso. Para saber o que fazer ao atrasar as parcelas do seu consórcio, entre em contato com a Serello Consórcios.

A Serello Consórcios é confiável?

Sem dúvida! Além de ter suas atividades regulamentadas pelo Banco Central, a Serello Consórcios é uma empresa do Grupo GG10, um conglomerado visão inovadora que inclui empresas com mais de 35 anos de atuação, como a LF Máquinas e Ferramentas.

Com o firme propósito de contribuir para a realização de sonhos, a Serello Consórcios oferece a melhor solução do segmento, assegurando flexibilidade e personalização. Dessa forma, cada cliente encontra o apoio necessário para atingir seus objetivos no menor prazo possível e sem comprometer seu orçamento. Saiba mais aqui.